Como fazer análise de concorrência no mercado imobiliário?

A análise de concorrência é muito importante para que o corretor defina suas estratégias de marketing e de negociação. Entender como outros corretores atuam pode lhe ajudar a se dar bem no mercado imobiliário.

Ela é necessária para que os profissionais definam estratégias de marketing, identifiquem as oportunidades no negócio, façam o planejamento de vendas e saibam qual a necessidade de atuação.

O que é necessário saber da concorrência?

Analisar um concorrente é o melhor modo de melhorar o seu próprio desempenho. Para fazer uma avaliação completa, é necessário observar o posicionamento da empresa no mercado e como ela atua nos negócios.

Ademais, o corretor deve conhecer o perfil dos proprietários, a fim de entender em qual público-alvo os concorrentes investem e seus resultados alcançados. Ainda, descubra qual a média de preços dos imóveis ofertados, se são compatíveis com a persona criada e com a qualidade dos imóveis apresentados.

Aliás é muito importante você saber o que é uma Persona.

O que é Persona?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Uma boa definição de persona passa justamente pelo contato com o seu público-alvo. Assim, em uma rápida análise, você pode identificar características comuns entre os potenciais compradores.

Se você possui uma base de clientes, esse será a fonte perfeita para começar suas investigações. Mesmo que tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a sua persona.

Mas ela não é necessariamente classificada por sexo, idade ou região, mas sim, pelos seus hábitos de consumo e preferências pessoais. Esses são dados que vão além de uma pesquisa numérica.

Uma dica importante é focar tanto em clientes satisfeitos quanto insatisfeitos. Em ambos os casos, você certamente aprenderá algo sobre a percepção do seu produto e quais desafios seus clientes estão encarando.

Como fazer a análise de concorrência no mercado imobiliário?

O segredo é conhecer os concorrentes na mesma intensidade que conhece a própria atividade. Com o intuito de saber quais as potencialidades do mercado e investir nele. Veja alguns 3 pontos importantes para fazer essa análise.

1) Benchmarking

Muito usado no meio empresarial, o processo do benchmarking consiste na comparação de produtos. Ações e serviços de outras imobiliárias, com o fim de otimizar sua gestão ou a própria imobiliária.

Dessa forma, o profissional imobiliário vai considerar as estratégias que elas usam para sair à frente da concorrência. Melhorar seu modo de atuar no mercado imobiliário. Pois vai conhecer novas práticas, que podem ser implementadas na sua atividade.

Essas informações podem ser encontradas por meio de eventos do setor, estudos, redes de contato. Isso porque é comum que haja a troca de conhecimento entre imobiliárias e corretores, para fortalecer o mercado.

2) Redes sociais

O uso das tecnologias é essencial para o fortalecimento de um serviço. Uma vez que, grande parte das imobiliárias, se relacionam on-line com seus clientes. O lado bom de tudo isso é que o corretor tem acesso a toda estratégia do rival de forma rápida.

O posicionamento do concorrente fica evidente em suas postagens nas redes sociais. É essencial se atentar a elas! Verifique também as reações dos clientes por meio de curtidas, compartilhamentos e comentários. Os desejos dos clientes ficam expostos ali.

3) Cliente oculto

Uma maneira comum de conhecer seu concorrente é utilizar um cliente oculto, o qual é um profissional contratado ou alguém de sua confiança, que vai até a outra imobiliária, passando-se por um cliente para simular uma negociação imobiliária.

Assim, será possível obter diversas informações sobre o processo de vendas, atendimento ao cliente, canais comunicativos, abordagem realizada, o valor dos imóveis e condições especiais, dentre outros dados.

Portanto, é fato que a análise de concorrência é fundamental para que o corretor de imóveis tenha sucesso no setor imobiliário, já que vai entender como os clientes se sentem e o modo de satisfazer suas necessidades. Nesse caso, aconselha-se acompanhar o mercado imobiliário para melhorar suas estratégias.

Fonte: Credihome