Como comprar um carro?

Ao buscar este sonho precisamos nos preocupar com a lista dos gastos que passaremos a ter com o veículo.

Nós Brasileiros lideramos os índices de inadimplência por falta, principalmente, de planejamento financeiro e comprar um carro envolve muito planejamento! Para comprar um veículo, o primeiro passo é analisar as despesas pessoais. Ao buscar este sonho precisamos nos preocupar com a lista dos gastos que passaremos a ter com o veículo, uma lista básica de despesas que as pessoas esquecem de levar em conta: Taxa de transferência, impostos, combustível por mês, seguro e manutenção anual são as principais.

Ao financiar um veículo, é preciso tomar cuidado com as parcelas, a taxa de juros e o prazo, pois esses detalhes podem fazer com que o financiador chegue a pagar até 50% a mais do valor real do carro, já pensou nisso? O melhor é sempre optar por pagar à vista ou pagar uma boa entrada para diminuir o valor das parcelas e sempre tentar negociar bons descontos. Caso o comprador decida fazer um financiamento, deve ficar atento para as condições do contrato. Tome cuidado com os financiamentos nas próprias concessionárias, muitas oferecem financiamentos de empresas parceiras e que, quase sempre, são mais caros que os preços do mercado.

Não se esqueça: a informação é a sua maior arma!

Antes de assinar o contrato leia todas as cláusulas, as taxas e os prazos do contrato! Se estiver com dúvida, entre em contato com o PROCON (151) ou com um advogado de confiança.

Se você já possui um financiamento veicular e não está conseguindo pagá-lo, procure renegociar o quanto antes. Ignorar as cobranças não fará com que elas desapareçam.

Fique de olho no mercado de usados e semi-novos, carro zero perde de 20 a 25% do valor ao sair da concessionária, às vezes um semi-novo pode ser a melhor estratégia para o seu bolso, é preciso estudar as oportunidades.

Tenha em mente que um carro irá gerar custos constantes e nunca esqueça de olhar as marcas e modelos que estão em alta para a venda, caso precise vender o veículo futuramente, é melhor escolher um carro que seja fácil de negociar e que não desvaloriza tanto com o passar do tempo.