Adriano Tizzo, Minha História.

Olá caros leitores, permitam me apresentar, sou Adriano Tizzo, desenvolvi minha carreira no mercado imobiliário e financeiro e tenho um propósito muito claro, levar educação financeira às pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida, quem não quer se aposentar com dignidade, realizar sonhos de viajar, desfrutar de casa na praia ou dar uma boa educação para seus filhos?

Escreverei todas semanas sobre investimentos, produtos financeiros, riscos e aposentadoria, para ajudá-los a conquistar sua liberdade financeira, quanto mais cedo começar mais fácil, comece com valores pequenos, porém frequentes, já é um bom começo, mas vamos deixar esse assunto para outra coluna.

Vou contar um pouco da minha história, sou filho de Vera Tizzo, viúva que criou os dois filhos sozinha e sempre os incentivou a trabalhar e estudar. Nossa mãe sempre nos ensinou a sermos focados nos estudos e ajudarmos as pessoas.

Tive uma infância simples, aluno mediano, meu negócio era jogar bola, sonhava em ser um jogador de futebol para sair daquela condição social, frequentei por 10 anos o Gol de Placa, uma escolinha de futebol e com muito sacrifício consegui participar dos torneios até chegar ao clube da Ponte Preta, o que foi um choque de realidade, o treinador me chamou de lado na primeira semana, e disse “Ei garoto é melhor você estudar, se quiser algo melhor”, nunca vou esquecer dessa frase.

Foi duro porque gostava de futebol, era bom, mas não o suficiente, então entendi o recado e segui o conselho daquele treinador, fui estudar. Depois de completar o ensino médio, cursei Administração de Empresas na FACAMP e Engenharia Civil na PUC – Campinas, fundei algumas empresas e me habilitei pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como Consultor de Investimentos, atualmente sou sócio da AR Investimentos, uma gestora de investimentos localizada em Paulínia especializada em gestão de investimentos para clientes com patrimônio acima de R$ 100 mil.

 

Meu primeiro conselho sobre os investimentos é: NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR, com força de vontade e disciplina, você alcança seus objetivos, se quer se aposentar com dignidade, dê o primeiro passo, pois esta é uma corrida de longo prazo.                                               

 

Há uns 3 (três) anos atrás não havia necessidade de saber sobre investimentos, com a poupança, Tesouro e CDB pagando cerca de 12% ano, não precisava de muito esforço para adquirir rendimento, ainda que todos necessitam de educação financeira, pois muitos gastam mais do que ganham e são poucos que investem a longo prazo.

Atualmente a realidade é outra, o governo vai restringir cada vez mais a aposentadoria, os rendimentos do passado não existem mais, à exemplo da poupança que rende 70% da meta da Selic, que hoje está apenas 2,25% ano, o que representa 1,57% ano, se descontar a inflação IPCA de 1,72% ano, o rendimento da poupança ficará negativo. Caso tenham interesse sobre o assunto, pode acompanhar uma seleção de notícias no site www.voceinvestidor.com.br e nas redes sociais, a partir de agora, toda semana.

Adriano Tizzo.

Consultor de Investimentos pela CVM.