A construção civil mais rápida do mundo

Na cidade de Changsha, localizada na província de Hunan, no centro da China, fica sediada a construtora Broad Sustainable Building (BSB). A BSB é conhecida mundialmente por suas façanhas em construir edifícios em tempo recorde. Dentre suas obras mais rápidas estão a construção do Ark Hotel, um prédio de 15 andares, que foi finalizado em incríveis seis dias de obra, e o Mini Sky City, que tem 57 andares e foi finalizado em apenas 19 dias.

A tecnologia utilizada na construção desses edifícios é a partir da produção de peças pré-moldadas, que já são levadas prontas até o canteiro de obras e se encaixam entre si, como se fossem peças de um lego gigante. Todo o material é produzido em uma fábrica, pertencente a construtora, e os blocos pré-fabricados já incluem encanamentos, ventilação, sistema elétrico e pias de banheiros e cozinhas.

Além do destaque na rapidez da conclusão das obras, os empreendimentos também apresentam um alto nível de sustentabilidade, são resistentes a terremotos de até 9 graus na escala Richter, são a prova de som e possuem isolamento térmico.

O uso de módulos pré-fabricados para a construção da estrutura do Mini Sky City, que possui 57 andares, 800 apartamentos e espaços para escritório com capacidade para 4 mil pessoas, por exemplo, reduziu o uso de cimento em seis vezes em relação ao que seria necessário para uma obra comum, além de possuir uma eficiência energética cinco vezes maior. Por receber todo o material pronto para apenas ser montado, essas obras também quase não geram resíduos. A quantidade de lixo que se acumula no local é equivalente a 1% do que se acumularia em uma construção tradicional feita com tijolos e cimento.

Por conta do sucesso dessa tecnologia empregada no desenvolvimento de prédios pré-fabricados, a BSB tem planos mais altos. Em 2013, a empresa lançou um projeto para a construção do que seria o prédio mais alto do planeta, com 838 metros de altura. O plano de um prédio com 220 andares é 10 metros mais alto do que o Burj Khalifa, de Dubai, que tem oito andares a menos e é considerado atualmente o maior do mundo com 828 metros. A escavação da fundação até começou, mas a empresa ainda está tentando atravessar a burocracia do governo chinês para erguer o “Sky City”. Em Pequim, edifícios acima de 350 metros precisam ser aprovados a nível nacional, devido a isso, a data oficial para início da obra ainda está indefinida.

Deixe um comentário