Cenário econômico atual é vantajoso para compra de imóveis

1. Sua Imobiliária

Muitas pessoas trabalham duro para comprar ou construir um imóvel, ele é como um porto seguro, é um investi mento, pode ser transferido para os filhos e netos, passando de geração para geração. Esses são alguns motivos pelos quais são tão fortes o desejo e o sonho de se conquistar o imóvel, seja como moradia ou renda futura. Hoje, entretanto, você sabe como iniciar esse investi mento? O país está com um cenário positivo no setor imobiliário?

Com a crise econômica, é preferível comprar ou vender meu imóvel?

As políticas monetárias que o governo adotou, atualmente e no mandato anterior, influenciaram no mercado imobiliário do país, conforme a quantidade de dinheiro em circulação aumentava para baratear, influenciar ou diminuir os empréstimos, era forçada, também, a diminuição das taxas de juros. Isso fez com que, rapidamente, os brasileiros conseguissem ter condições  financeiras para comprar imóveis e alcançar o sonho de adquirir a casa própria, mas, o problema nessa história toda, foi que a demanda (procura por imóveis) foi muito maior do que a oferta (locais disponíveis para se comprar), com isso, os preços aumentaram e muitas pessoas acreditavam na existência de uma bolha imobiliária (no ano de 2013), ou seja, um cenário onde os preços subiram de forma artificial e caminhavam para uma quebra no mercado.

Seguindo a lógica, aquele era um bom momento para vender o imóvel, pois com crédito mais fácil aumentava as chances de venda com preços altos, uma vez que esses preços tinham aumentado devido à quantidade de pessoas interessadas na compra.

Hoje, o que acontece é o contrário, com os reflexos do ajuste fiscal, ou seja, o governo segurando os gastos, e com as mudanças na atual política econômica, a tendência é o mercado retrair e fechar, para não sofrer com dívidas, o que diminui a demanda sobre a oferta, fato que gera boas oportunidades, como é o caso do lançamento da 3° fase do Programa Minha Casa, Minha Vida, em que os juros cobrados diminuíram para determinadas faixas de renda familiar.

A demanda mais fraca também faz com que as incorporadoras diminuam seus preços, gerando boas oportunidades, nesse momento no qual houve retração, para se comprar imóveis, porque as propriedades imobiliárias são ativos (bens) que valorizam com o passar do tempo, então, nesse cenário, mesmo com a crise, é um bom negócio adquirir um imóvel.

Deixe um comentário