Qual a função de um assessor financeiro?

Um assessor financeiro, ou consultor financeiro, tem como principal função auxiliar seus clientes a elaborar um bom planejamento financeiro para que consigam manter todas as suas despesas em dia, e ainda consigam poupar dinheiro para realizar desejos pessoais. No caso de empresas, organizar as finanças a fim de aumentar seus lucros e evitar gastos desnecessários.

Para exercer essa profissão não existe uma formação específica necessária, mas geralmente quem atua nesta área são pessoas formadas em administração de empresa, economia ou contabilidade, por conta do conhecimento em números e finanças que esses cursos passam durante a jornada acadêmica. Existem alguns cursos livres voltados para a área que também auxiliam quem deseja seguir essa profissão.

Além de organizar as contas de quem está com dificuldades financeiras, esse tipo de profissional tem um papel importante na tomada de decisões que envolvem o seu dinheiro. Devido ao seu grande conhecimento financeiro, ele pode auxiliar seus clientes a entender melhor suas finanças de forma prática e com uma linguagem mais acessível, principalmente para aqueles que não possuem conhecimento sobre o mercado financeiro.

Existem muitas empresas que oferecem esse serviço de assessoria financeira. Muitos profissionais são encontrados facilmente pela internet e também é possível verificar seus registros em instituições como o IMCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Planejadores Financeiros), que certificam a participação qualitativa dos assessores no mercado.

Deixe um comentário