Agência rebaixa nota do Brasil, mas país segue com grau de investimento

Uma importante agência internacional de classificação de risco, a Fitch Ratings, publica avaliações a respeito de empresas e governos do mundo todo para mostrar o grau de confiança que essas entidades têm na hora de pagar suas contas. Essa agência rebaixou a nota do Brasil de “BBB” para “BBB-”, mas o país segue com grau de investimento. Entretanto, a perspectiva foi mantida como negativa, o que significa que o país pode voltar a ser rebaixado em um futuro próximo, caso os ajustes nas contas de despesas e o cenário político não melhorem.

A nota “BBB-” é a última dentro do chamado grau de investimento, espécie de selo que avalia se o país é bom pagador de sua dívida ou não. Essa nota representa o quanto se pode confiar naquele país.

Jornal_5_edição.indd

De acordo com a Fitch, o rebaixamento reflete o crescente peso da dívida do governo do Brasil, o aumento dos desafios para a consolidação fiscal e a piora do cenário para o crescimento econômico. A agência aponta alguns fatores que podem afetar a capacidade do Brasil melhorar sua nota, entre eles, a reduzida popularidade da presidente Dilma Rousseff dentro da população, o fato do governo ter dificuldade para aprovar medidas no Congresso Nacional, como são os deputados que aprovam o orçamento do país, fica mais difícil implementar cortes de gastos, por exemplo e, o alcance das investigações da Petrobras afetam a avaliação.

Deixe um comentário