You are currently viewing Adriano Tizzo, Nunca concentre todos os seus investimentos em imóveis

Adriano Tizzo, Nunca concentre todos os seus investimentos em imóveis

Olá caros leitores, sou Adriano Tizzo, desenvolvi minha carreira no mercado imobiliário e financeiro e tenho um propósito muito claro, levar educação financeira às pessoas que buscam melhorar sua qualidade de vida, quem não quer se aposentar com dignidade, realizar sonhos de viajar, desfrutar de casa na praia ou dar uma boa educação para seus filhos!

Hoje vamos falar sobre investimentos em imóveis, construí toda minha carreira profissional no mercado imobiliário, fui influenciado por meus tios, os imóveis sempre fora seu porto seguro. Além disso, sempre admirei os dois maiores empreendedores da construção na cidade de Paulínia, o primeiro foi Renato Fantinato e que tive a honra de conhecer, gentil, inteligente, de hábitos simples e muito disciplinado, lançou os seus prédios na Av. José Paulino, foi pioneiro, pois não haviam prédios verticais na cidade, sem financiamento bancários, criou por financiamento próprio, sem dúvida um grande empreendedor e o outro foi o Donizete Moda não tinha patrimônio, não era de família tradicional, empreendeu do zero, uma pessoa agradável, habilidosa com as pessoas e questionador, quando conheci ainda na faculdade, me perguntou sobre economia, como se quisesse ouvir o que tinha para falar, fez os melhores e maiores loteamentos na cidade, com certeza são dois visionários.

Influenciado pelos meus tios e inspirado nesses dois empreendedores fui para ramo da construção, uma década depois, saí de reformas no bairro Monte Alegre para construção de prédios na cidade, com muitos erros e acertos, me juntei as meus influenciadores como investidores de imóveis, posso dizer que imóveis está no meu DNA.

Mas ao longo da trajetória, entendi que para empreender no mercado imobiliário em outro patamar, seria necessário ir atrás de investidores, pois não tinha patrimônio ou herança, no começo foi muito difícil, não tinha experiência, conhecimento, linguagem no mercado financeiro, não sabia como funcionava fundos de investimentos, mercado de ações, acha tudo intangível e arriscado, mas fui estudar e conviver com os melhores deste segmento, com o tempo fui melhorando, aperfeiçoando, tendo mais confiança, foi quando a chave começou a virar, fui me corrigindo e melhorando os meus acerto, com a experiencia descobri que os maiores erros dos investidores em imóveis é que  NÃO DIVERSIFICAR SUA CARTEIRA.

Quando um investidor concentra todos seus recursos em único ativo, seja ele imóveis, títulos ou ações, na verdade ele aumenta seu risco de perda ou minimiza seu ganho, com o exemplo da crise do Covid-19, quem investiu tudo em imóveis, se precisou de algum recurso de emergência, teve que vender com grande desconto seu ativo, aumentando suas perdas. Por outro lado, se fosse metade em imóveis e outra parte com valor líquido em tesouro, teria capacidade de comprar imóveis ou ações com bom desconto, os grandes investidores sabem comprar na hora certa e com o preço certo, aproveitando as oportunidades até mesmo em tempos de crise.

Na economia tem uma tese de Harry Markowitz, conhecida como a teoria da carteira, esta mostra que o risco de uma carteira de investimentos não é dado simplesmente pela média do risco dos ativos individuais, pois é preciso considerar a correlação existente entre os ativos, ou seja, tempos de crise está diversificado por significar perdas ou ganhos depende como esta alocada sua carteira de investimentos.

Adriano Tizzo

Adriano Tizzo, Consultor de Investimentos pela CVM

AR Investimentos fornece serviços abrangentes de gerenciamento de patrimônio aos clientes. Essas ofertas incluem gerenciamento de investimentos, planejamento financeiro, consultoria em planos de aposentadoria, serviços tributários e serviços de planejamento patrimonial.

 

 

Deixe um comentário